“ VISITA AO CANIL “
Distante de Moura cerca de 5 quilómetros, na estrada que nos leva a Barrancos, avistamos o “ Monte Velho” que correspondendo ao nome se encontra em ruínas e de seguida uma escarpa de terreno aramado.
Nestes dois espaços se situa o canil da S.O.S. recheados de animais, cães abandonados, recolhidos e à guarda da Associação.
Sempre que o visito e vejo as condições degradadas em que se encontram, sinto um aperto dentro de mim que sempre me deixa triste e amargurado.
Não são condições de vida nem sequer para animais, que ainda por cima na sua maior parte estão presos em espaços diminutos ou acorrentados ao que chamam de casotas.
Ao aproximar-me alguns ladram, não sei se com hostilidade, e outros abanam o rabo, sinal evidente de pacificação e desejo de festas.
Melhorar as condições desumanas em que se encontram desde há muito, é urgente não só por eles mas também pela nossa consciência de cidadãos e de seres humanos considerados racionais.
A ausência dos chamados voluntários/as, que poderiam ajudar nas tarefas que lá se fazem mas sobretudo na convivência com os animais, levando-os inclusivê a passear pelo campo com a sensação da liberdade de que tanto gostam e pela qual tanto anseiam, agravam a sua permanência e altera-lhes o seu comportamento vegetal.
Mas como conseguir da parte das Entidades locais uma ajuda que ultrapasse apenas a boa vontade “diplomática” e uma melhoria do apoio económico que a Autarquia de Moura já nos concede e que neste momento é considerado vital na sua manutenção ?
Como sensibilizar pessoas e sobretudo os Habitantes de Moura para que ajudem a Associação, associando-se, apadrinhando animais, prestando trabalho voluntário no canil, colaborando com donativos, com materiais de construção e com o trabalho voluntário de trabalhadores experientes ?A Associação foi fundada em 1988, tendo já 21 anos de existência, embora a actividade no canil tenha tido início só no ano de 2000.
Um pequeno grupo de Mourenses composto de 3 Mulheres e 2 Homens, conscientes da necessidade de intervir ajudando os animais abandonados, não só pelo seu afecto mas também por necessidade de utilidade pública, teve a coragem e a ousadia apesar de todas as suas limitações pessoais, de concretizar um projecto social criando uma Associação Protectora de Animais designada por ASSOCIAÇÃO S.O.S. DOS ANIMAIS que tem desde então estado ao dispor dos animais e da população de Moura.
Mais não seja, será uma homenagem justa e digna a esses Sócios Fundadores que ainda estejam entre nós e à memória dos já falecidos.
Deixo à Vossa consideração e à vossa consciência este meu desabafo baseado na enorme vontade de ajudar os animais abandonados, plenamente consciente de que gostar dos Animais é gratificante, é humano e é um dever de todos os que se considerem integrados numa sociedade justa e digna.
Vitor Mira
Presidente da Associação S.O.S. dos Animais - Moura
28/06/2009
28/06/2009
Sem comentários:
Enviar um comentário