quinta-feira, setembro 10, 2009

Como andam as obras no nossos canil

Caros Amigos da Associação S.O.S. dos Animais de Moura

Na sequência do nosso Apelo para Obras no Canil, que podem ver aqui, temos recebido algumas ajudas que já nos permitiram dar inicio às obras no nosso canil.

Para começar e porque um orçamento para novos canis era muito caro, decidimos criar espaços de rede vedados com casinhas lá dentro, para que os animais se possam proteger e ao mesmo tempo poder brincar e correr livremente sem terem de estar presos à corrente.

Neste momento estão em construção 5 espaços de rede, 2 deles quase prontos, que irão ser pintados com cores alegres e assim trazer ainda mais beleza à paisagem alentejana.

Nestes espaços daremos prioridade ao alojamento de animais que estavam confinados a espaços fechados ou que estavam presos à corrente.
Não é suficiente mas é já um começo.

Depois destes 5 estarem prontos queremos continuar a fazer mais, porque num hectare de terreno pode-se fazer muita coisa, é preciso é termos possibilidades financeiras para o fazer.

Queremos também fazer parques de recreio em frente aos nossos canis, para que os animais das boxes também possam esticar as suas pernitas, e passear um bocadinho durante o dia.
Alguns arranjos nos canis também são outra prioridade: arranjar os telhados, as redes das boxes (que estão quase podres), entre outras coisas.

O dia-a-dia na Associação é muito complicado, não temos voluntários e para além das obras, há que alimentar, cuidar, e dar cuidados veterinários aos nossos animais.
Por isso criámos esta conta especial para a ajuda das obras, para poder separar e saber com quanto podemos contar para continuar diáriamente este trabalho, que será uma mais valia para os nossos meninos, para que dentro da tristeza do seu abandono possam ter os seus dias mais felizes e mais livres.

Um dia de cada vez.... mas temos a certeza de que agora que começámos havemos de chegar ao fim. NIB 0045 6250 40227604819 51 da Caixa de Crédito Agrícola de Moura. (esta conta foi criada unicamente para angariar donativos para as obras)

Caso nos queira ajudar, envie sempre um mail para sosdosanimaisdemoura@gmail.com, para que lhe possamos agradecer e contabilizar a sua ajuda.

Orçamentos: Material para as obras; entre 1.500 a 2.000 € (areia, cimento, gravilha, ferragens, redes, tintas etc)
Mão de obra: orçamentada inicialmente por 2.900 €.

Junto envio algumas das fotos tiradas no dia 1 de Setembro, para poderem ver como vão as nossas obras no canil.
Muito obrigada a todos os que têm ajudado e aos que têm divulgado os nossos apelos.
AnaC
9.09.09








quarta-feira, setembro 09, 2009

Apelo para obras no canil

ESTÁ, ESTÁ NA HORA

DE AJUDAR QUEM LÁ MORA!

Canil da Associação S.O.S. dos Animais, de Moura

Uma escarpa vedada, por onde o vento forte e gélido circula, a água da chuva corre por vezes impetuosa e o frio intenso e o calor escaldante lembram um “tarrafal”.
A degradação no canil é uma realidade dolorosa que estamos a enfrentar e a tentar remediar.Pedir, mesmo sabendo das dificuldades em geral e do incómodo que provoca, é apenas a possibilidade que resta a quem não tem alternativas para resolver situações aflitivas que obrigam a algumas obras prioritárias no canil da Associação S.O.S. dos Animais, de Moura, onde estão abrigados cerca de 130 animais de companhia abandonados.


À SUA CONSIDERAÇÃO deixamos este apelo com a esperança de que constitua a diferença que identifica todos aqueles que têm pena do sofrimento por que passam estes animais e que dentro das suas possibilidades possam contribuir anonimamente ou não, com qualquer quantia por via postal para Largo do Carmo – 7860 Moura ou por transferência bancária em qualquer Caixa Multibanco para:


NIB 0045 6250 4022760481951 da Caixa de Crédito Agrícola de Moura. (esta conta foi criada unicamente para angariar donativos para as obras)


Presente:
16 canis pequenos com 2 e por vezes 3 animais; sem cobertura; virados para o Norte; enfrentando o vento gélido e o calor infernal; mal cabem no espaço atrás onde dormem; péssimas condições para uma boa higiene.
Futuro:
Passar de 2 canis a 1; cobrir com chapas atérmicas; Reparar ou substituir dobradiças e divisórias;Melhorar as condições de higiene.



Presente:
Casotas improvisadas; chiqueiros de porcos adaptados; Animais acorrentados ou presos em espaços diminutos; Muitos animais à solta numa situação perigosa.
Futuro:
Criação de parques de recreio; construção de dois canis sociáveis para animais que andam à solta; construção de canis individuais com comodidade e espaço, cobertos por chapas atérmicas e com boas condições de limpeza.


Alguns preços já orçamentados para construção de espaços de rede, para realojar os animais que estao presos a casotas e assim poderem andar livremente:
rede elastica- 25m com 2m altura - 76 euros + iva (comprada em Espanha)
estacas - 6 euros + iva (comprada em Espanha)
cimento - 5 euros - 5kg
brita - 20 euros + iva m3

Que dizer mais perante a evidente realidade em que os animais sofrem a intempérie e anseiam por uma adopção que melhore o seu bem-estar e lhes proporcione a convivência e o carinho que tanto apreciam?

Impossível uma previsão de tempo e custos para reparar erros de construção e de deterioração. Sabemos, isso sim, que não podemos adiar e muito menos desistir, por Eles e pela nossa consciência. CONTAMOS CONSIGO e desde já o convidamos a um dia visitar o que nós gostariamos de considerar um Santuário para os Animais que estão sob a protecção da Associação S.O.S. dos Animais de Moura.



Évora – 916132366 // Moura – 969079396 // Lisboa – 962906962








Contribuições :
Elsa e Nuno P.S. - 50 euros
Helena V. e Ana Q. - 5,20 euros (angariação blog "Kiosk das Patinhas")
Maria Fernanda S. - 40 euros
Dora A. - 15 euros
Vitor M.S. - 25 euros (angariação mealheiro)
Maria de Jesus P - 50 euros
Fernanda V. (mealheiro colocado na loja F. Veloso, Lda na Praia da Oura - 51 euros
Cecilia M - 40 euros
Maria Helena L - 100 euros
Ana C - 100 euros
Mariana B - 50 euros

Uma amiga Lumiar - 10 euros

Paula B + irmã - 30 euros

Ana R. - 20 euros

MG - 50 euros

Lydia M - 25 euros (Inglaterra)

Vanessa C. - 25 euros (Inglaterra)

Maria José C + mãe - 55 euros

Cristina B - 20 euros

Maria Teresa M - 10 euros

Teresa M - 10 euros

Francisca e Luis Z - 20 euros

Irene P - 10 euros

Eduarda R - 50 euros

Maria de Lourdes e Luis F - 100 euros

Isabel B. - 29,10 euros

Eduarda C - 120 euros

Obrigada a todos os que têm ajudado